Tráfego pago para iniciantes: o que é, vantagens e ferramentas para seu e-commerce
Diferente do que o nome possa indicar, tráfego pago não é pagar um monte de gente para acessar seu site o dia inteiro. O tráfego pago, na verdade, corresponde aos visitantes que chegam até um site ou um perfil nas redes sociais por meio de anúncios, também chamados de mídia paga.
Todo acesso que sua plataforma recebe é tráfego, seja ele oriundo de resultados de busca, de redes sociais ou de outros sites da internet. O que a gente chama de “tráfego pago” justamente é a estratégia de investir uma determinada quantia para atrair mais acessos e gerar mais tráfego.
Ao pagar por esse tipo de publicidade, a loja virtual em questão ganha um anúncio de destaque em resultados de busca, nas redes sociais e em outros sites da internet.
Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
A principal diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico diz respeito ao tipo de investimento que você faz: enquanto no tráfego pago o investimento é financeiro, no tráfego orgânico o que você investe é, de forma bem sucinta, o seu tempo.
O volume de visitas que você vai atrair com o tráfego pago vai depender quase que exclusivamente do seu orçamento. É claro que aqui entram em jogo outros fatores, como a qualidade do seu anúncio e o copywriting, mas pagar por um anúncio é como alugar um espaço na entrada do shopping center, onde todo mundo vai ver sua loja virtual.
Já o tráfego orgânico diz respeito ao público que chega até seu e-commerce, landing page ou perfil nas redes sociais naturalmente. São pessoas que viram um conteúdo ou um produto que gostaram e clicaram para saber mais.
O tráfego orgânico em si não tem custo nenhum; você consegue chamar mais pessoas para seu site apenas produzindo conteúdo de qualidade e desenvolvendo uma boa estratégia de inbound marketing.
Também há uma distinção em termos de resultados. Ao cultivar um tráfego orgânico, você estará investindo em uma estratégia mais contínua de atrair visitantes, porém mais demorada para mostrar resultados. Já o tráfego pago, apesar de gerar resultados de forma mais acelerada, tem duração limitada — ao fim da campanha criada, você para de pagar, e os anúncios são tirados do ar.
Os dois tipos de tráfego podem contribuir bastante com suas estratégias de marketing digital. Em um mundo ideal, todo e-commerce poderia investir em ambos, mas nem sempre isso é possível. Se esse for o seu caso, cabe a você definir qual caminho trará mais benefícios para o seu negócio, levando em consideração os recursos que você tem à sua disposição.
Por que investir em tráfego pago?
Agora que você sabe o que é tráfego pago, outra pergunta que deve ter pintado na sua cabeça é: vale a pena investir em tráfego pago?
A gente não tem uma resposta definitiva para você, mas o tráfego pago pode trazer alguns benefícios para sua loja virtual em relação ao tráfego orgânico.
Os resultados vêm mais rápido
É possível ter resultados incríveis e duradouros com o tráfego orgânico, mas vamos combinar que dá uma trabalheira produzir conteúdo para um e-commerce. Além disso, você precisa cativar seu público com o tempo, o que torna todo o processo mais demorado.
Você não tem que esperar tanto com o tráfego pago: um anúncio é capaz de alavancar a visibilidade da sua loja virtual e atrair mais visitantes em um período curtíssimo de tempo, aumentando também seu reconhecimento de marca. As plataformas de tráfego pago recebem o seu dinheiro e, em troca, oferecem ao seu negócio um espaço VIP em resultados de busca, redes sociais e até mesmo outros sites da internet.
Não exige conhecimentos de marketing de conteúdo
Ao investir em tráfego pago, você não precisa se preocupar em gerar leads com conteúdo de qualidade, nem em desenvolver estratégias de SEO marketing.
Alimentar seu site, blog ou perfil nas redes sociais frequentemente com conteúdo de valor pode ser complicado se sua equipe ainda é bastante enxuta. Nesse caso, o tráfego pago pode acabar sendo uma alternativa menos custosa para o seu negócio.
Você pode criar campanhas com objetivos mais específicos
Nem toda empresa tem orçamento para manter anúncios rodando o ano inteiro, e tá tudo bem! Outra vantagem do tráfego pago é justamente poder criar campanhas mais pontuais, com objetivos mais específicos: para se preparar para a Black Friday, lançar um produto ou coleção, anunciar ofertas para aumentar sua receita e por aí vai.
Aumenta as conversões de seu e-commerce
De modo geral, os anúncios podem ajudar a melhorar diversos KPIs do seu e-commerce, mas é claro que, no fim das contas, todo mundo quer vender mais.
E este é um dos principais benefícios do tráfego pago: os anúncios têm o poder de dar aquele último empurrãozinho nos leads que estão mais pro fundo do funil de vendas, aumentando assim as conversões da sua loja virtual.
Pense em uma pesquisa no Google, por exemplo. Quantas vezes você já não usou o Google para procurar um produto sem nem saber de que marca comprar? Ao colocar um anúncio do seu e-commerce no topo dos resultados de busca do Google, usando as palavras-chaves certas, você está no caminho certo para a otimização da taxa de conversão.
Como funciona o tráfego pago?
Entender como funciona o tráfego pago é, basicamente, conhecer as opções que você tem de pagar pelos seus anúncios. De maneira geral, as plataformas oferecem uma das duas opções: ou você paga por clique, ou por impressões.
Independente da forma que você escolher, as plataformas criam uma espécie de leilão entre os anúncios. Quanto maior o seu lance (em inglês, bidding) nesse leilão, mais destaque seu anúncio vai ter dentro da plataforma.