JARGÕES DO MARKETING

Os principais jargões do marketing digital

por Oficina da Net


Os jargões muitas vezes expressam justamente aquilo que você quer falar, e que, talvez, se você tentar explicar com outras palavras, não vai conseguir passar realmente o que quer dizer, certo?

Bom, porém há de se ter muito cuidado com o uso deles, já que, caso você os expresse a alguém que não está familiarizado o resultado pode ser trágico. Neste caso o menos é mais e a simplicidade aqui é a alma do negócio. Lembre-se que o princípio básico da boa comunicação é que sua mensagem seja compreendida pelo receptor. Para isto acontecer, o primeiro cuidado é falar uma língua de comum entendimento.

E caso você tenha chego neste artigo por estar na segunda parte, por não ter entendido algo que seu chefe ou alguém mais experiente lhe disse, calma, logo abaixo seguem os principais jargões do mundo corporativo.

Jargões do marketing digital

Conversão: é um objetivo qualquer definido dentro de um site ou loja. Por exemplo, se a intenção de uma página for conseguir assinantes para uma newsletter, essa será a conversão. Se for uma página de venda de produto, a conversão será a venda. É sempre importante definir qual é a conversão desejada para todos os aspectos da sua loja, pois as ações de marketing e as métricas de resultado são definidas por isso.

CPC: cost per click, ou custo por clique. Versão individualizada do método abaixo. Mais conhecido por ser como o google define o preço dos lances dados por cada palavra-chave no seu sistema de propaganda, o adwords.

CPI (CPM): cost per impression (também conhecido por cost per mille), ou taxa por impressão (taxa por milhar). Refere-se à remuneração que leva em conta a quantidade de impressões, não de clicks. Normalmente é aplicada a e-mail marketing, por exemplo. É o cálculo de remuneração mais próximo do método usado em mídias tradicionais (jornal, rádio, etc.), levando em conta um número maior. Dessa forma, fica mais fácil para o contratante levar em conta as distorções na contagem de cliques, que são posteriormente descontadas.

CTR: clickthrough rate, ou taxa de cliques, é uma simples conta de divisão entre o número de cliques em um anúncio e o seu número de impressões, resultando em uma porcentagem. É dos principais indicadores de sucesso na elaboração de um anúncio on-line, mas não necessariamente indica sucesso em uma venda.

Landing page: página de aterrisagem ou chegada. É para onde um anúncio on-line direciona seus clicks. Normalmente se trata de uma página que segue logicamente o que foi apresentado no anúncio, podendo ser tanto uma página de referência ou uma página transacional. Páginas de referência buscam informar o usuário, podendo ou não ser parte de uma ação de marketing. Páginas transacionais já se focam em conseguir algo palpável, como dados ou até mesmo uma venda.

Lead: se refere a algo ou alguém ativamente interessado em comprar. É o segundo passo nas vendas (visitante é o primeiro). Um lead pode ser entendido como um visitante que está realmente interessado em comprar e normalmente se envolve de alguma forma, seja preenchendo um formulário de dados ou assinando uma newsletter, por exemplo.

ROI: return on investment ou retorno por investimento. É a medida absoluta de quanto dinheiro foi investido e de quanto dinheiro foi recebido. Aos olhos do contratante de uma campanha, é o número mais importante, definidor do real sucesso de uma campanha de marketing.

Independentemente de você usar jargões em sua área ou não, de você achá-los necessários ou não, o que importa, não se esqueça, é ser entendido.