Quais são as melhores redes para o marketing?
O relatório da We Are Social em parceria com a Meltwater também apresentou um ranking com as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros.
As cinco principais, segundo essa classificação, são:
WhatsApp, com 93,4% do uso;
Instagram, com 89,8%;
Facebook, com 86,8%;
TikTok, com 65,9%;
FB Messenger, com 65,1%.
Além delas, existem redes sociais alternativas que surgem com uma frequência cada vez maior no mercado e podem complementar a estratégia digital das marcas.
O Pinterest, por exemplo, é uma rede que se destacou nos últimos anos e hoje está entre as 10 plataformas mais utilizadas, segundo o ranking divulgado pelo relatório “Digital 2023: Brazil”, com 46,4% de uso.
Outra rede mais recente do mercado que tem conquistado cada vez mais usuários é o TikTok. Lançado no Brasil em 2018, esse foi o app mais baixado em 2020, segundo ranking do Apptopia.
Com o crescimento no número dos usuários, a rede tornou-se uma oportunidade de divulgação e interação com o público para as marcas.
É importante que as empresas se atentem às novidades para conhecer as tendências e avaliar a presença do público-alvo em novas plataformas de comunicação, pois elas podem representar um canal com alto potencial de alcance e conexão com os consumidores.
Para escolher os canais mais adequados para a estratégia de marca, cada empresa deve considerar fatores individuais, como a jornada de compra do consumidor nessas redes, onde o público-alvo está presente e como a concorrência se comporta.